sábado, 25 de maio de 2013

Benefícios da Cenoura


A Cenoura reduz o risco de doenças cardíacas

Quando seis estudos epidemiológicos que analisaram a associação de dietas ricas em carotenóides e doenças cardíacas foram revistos, a pesquisa demonstrou que dietas ricas em carotenóides estão associados com um risco reduzido de doenças cardíacas.

A Cenoura é rica em Vitamina C
A cenoura é rica em vitamina C; fornece cerca de 9% da VDR. Ajuda a manter o tecido conectivo do corpo saudável, dentes e gengivas. Sua propriedade anti-oxidante ajuda a proteger o organismo de doenças e cancêr limpando os nocivos radicais livres.

A Cenoura ajuda a visão

O Beta-caroteno, ajuda a proteger a visão, especialmente a visão nocturna. Depois de ingerido, o beta-caroteno é convertido em vitamina A no fígado, seguidamente essa vitamina viaja para a retina, onde é transformado em rodopsina, um pigmento roxo que é necessário para a visão noturna. Igualmente, o Beta-Caroteno ajuda a proteção contra a degeneração macular e o desenvolvimento de cataratas seniis, a principal causa de cegueira nos idosos.

A Cenoura protege contra o cancro

As cenouras são, de longe, uma das mais ricas fontes de carotenóides, apenas um copo fornece 16.679 UI de beta-caroteno e REs 3432 (equivalentes de retinol), ou cerca de 686,3% da RDA para a ingestão de vitamina A.

Os carotenóides têm sido associados com redução de 20% do câncer de mama pós-menopausa e um máximo de 50% de diminuição na incidência de cancro de bexiga, colo do útero, próstata, cólon, laringe e esôfago. Estudos em humanos sugerem que uma dieta incluindo tão pouco como uma cenoura por dia pode conseguir diminuir a taxa de cancro de pulmão na metade.

Um recente estudo do National Cancer Institute descobriu a ocorrência de cancro do pulmão foi maior em homens cuja dieta não era rica em doses saudáveis de alfa-caroteno.


A Cenoura regula o açúcar no sangue

A ingestão de alimentos como a cenoura, que são ricos em carotenóides pode ser benéfica para a regulação do açúcar no sangue. A investigação tem sugerido que os níveis fisiológicos, bem como o consumo alimentar, de carotenóides pode ser inversamente associado com resistência à insulina e aos altos níveis de açúcar no sangue.


A Cenoura promove a saúde do colón

Embora conhecido por seu alto teor de beta-caroteno, a cenoura também contém um fitonutriente chamado falcarinol que pode ajudar na prevenção do cancro do colón.

Fonte: i-legumes.com

4 comentários:

Agradeço a sua visita e participação.