quinta-feira, 2 de maio de 2013

Alface


Alface - Benefícios para a Saúde

Quer maximizar os benefícios das saladas para a sua saúde? Comece juntando alface na salada garantido que esta é embalada sem perder os seus nutrientes. As vitaminas, minerais, fitonutrientes e fibras encontradas na alface são especialmente boas para a prevenção ou redução de muitos problemas de saúde comuns.

Devido ao seu conteúdo calórico muito baixo e alto volume de água, a alface romaine, embora muitas vezes negligenciada na nutrição do mundo, é realmente um alimento muito nutritivo. É uma excelente fonte de vitamina A (nomeadamente através da sua concentração de pró-vitamina A de carotenóides, betacaroteno), vitamina K, ácido fólico, vitamina C, manganês e cromo. É igualmente uma boa fonte de fibra alimentar, contendo 6 vitaminas diferentes e minerais.


A alface mantém o seu coração jovem

A vitamina C e o beta-caroteno trabalham em conjunto para evitar a oxidação do colesterol. Quando o colesterol é oxidado, torna-se pegajoso e começa a acumular-se nas paredes das artérias formando placas. Se essas placas aumentam consideravelmente, podem bloquear o fluxo sanguíneo, causando um coágulo que desencadeia um ataque cardíaco ou derrame. A fibra na alface Romaine acrescenta ainda outra vantagem, gerando positivos efeitos cardíacos. No cólon, faz a ligação da fibra de sais biliares e remove-as do corpo. Isto obriga o organismo a produzir mais bile, que é útil porque ao fazê-lo combate o colesterol. Este é apenas um caminho no qual a fibra é capaz de diminuir os níveis elevados de colesterol.
Igualmente benéfico para a saúde do coração é o conteúdo de ácido fólico da algace Romaine. Esta vitamina B é necessária pelo organismo para converter um produto químico nocivo chamado homocisteína noutro tipo de substâncias benignas. Se não for convertido, a homocisteína pode danificar directamente os vasos sanguíneos, aumentando assim o risco de ataques cardíacos e derrames. Além disso, a alface é uma boa fonte de potássio, que tem sido demonstrado em diversos estudos ser útil na redução da pressão arterial, outro factor de risco para doenças cardíacas. Com o seu ácido fólico, vitamina C, beta-caroteno, potássio, e teor de fibras, a alface pode contribuir significativamente para uma dieta saudável do coração.

Fonte: i-legumes.com 

5 comentários:

  1. Eu adoro alface. Nunca falta cá em casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Gosto muito de alface e é muito saudável.
      Muito obrigada.
      Um beijinho

      Eliminar
  2. É muito importante na dieta alimentar!

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e participação.